A Luzlinar (2004) é uma entidade cultural sem fins lucrativos, com sede na Aldeia Artística do Feital (Trancoso).
A partir de 2015 desenvolve uma estratégia centrada no seu projecto principal – Projecto Pontes – que tem como propósito:
–           Investigação, criação e promoção artística, científica e tecnológica.
–           Estudo e divulgação do património cultural, natural, material e imaterial nacional e internacional.
–           Criação de espaços e formas de cooperação interinstitucional com entidades nacionais ou internacionais que persigam os mesmos fins.
–           Promoção e participação em projectos, ou desenvolvimento de actividades experimentais, no âmbito de: arte, ciência, ambiente, sustentabilidade, bem-estar, inovação social e turismo criativo.
–           Promoção de projectos teóricos e teórico-práticos em arte, ciência e tecnologia, articulados com os meios institucionais, académicos e de formação profissional, públicos e privados.
–           Enquadramento de toda a actividade no respeito integral pela declaração de princípios da UNESCO, em particular no referente aos objectivos estratégicos para o desenvolvimento humano através da educação, da ciência, da cultura e da comunicação.
É uma estrutura profissional reconhecida e apoiada pelo Ministério da Cultura (Direcção Geral das Artes e Instituto do Cinema e Audiovisual) e pelos seus parceiros institucionais e privados.
Para desenvolvimentos dos seus projectos a Luzlinar estabelece parcerias com um conjunto de significativo de instituições públicas e privadas em Portugal e na Europa.
Desenvolve uma parte significativa da sua actividade em dois Laboratórios, situados na Beira Interior e concebidos para o efeito – Campus (Trancoso) e Comuna (Fundão) -, bem como nos diferentes espaços da sua rede de parceiros e lugares no país e no estrangeiro.
No âmbito do Projecto Pontes e outros projectos operacionais em desenvolvimento assinou protocolos para cooperação institucional com as seguintes entidades:
– Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
– Universidade de Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
– Universidade da Beira Interior
– Câmara Municipal do Fundão
– União de Freguesias Vila Franca das Naves e Feital
– União de Freguesias de Vilares e Carnicães

Equipa Directiva

Direcção Geral (Coordenação de Projectos) – Carlos Fernandes

Direcção Artística –  João Castro Silva
Direcção Educativa – Mariana Fernandes
Direcção Executiva – Pedro Januário

Comunicação e Imagem – Ana Rodrigues

Produção – Flávio Delgado

Laboratórios e Projectos

CAMPUS COMUNA PROJECTOS
Arte e Ciência próximas da Natureza Cidade do Fundão Transversais

CAMPUS JARDIM DAS PEDRAS

Laboratório de Investigação e criação Artística e Científica e Inovação Social, em parceria com a União de Freguesias Vila Franca das Naves e Feital e da União de Freguesias de Vilares e Carnicães;

COMUNA

Cidade do Fundão

Laboratório de Investigação e criação Artística e Científica, em parceria com o Município do Fundão

PONTES

Projecto de investigação, criação e promoção Artística

(Projecto apoiado pelo Ministério da Cultura / Dgartes)

HABITANTES DA MONTANHA

ENCONTROS CINEMATOGRÁFICOS

Seminários Internacionais de Cinema, em parceria com o Município do Fundão e apoiado pelo Ministério da Cultura/ ICA;

SEMINÁRIO 0

Seminário internacional inteiramente dedicado à emergência artística, promovido com o grupo de parceiros nacionais e internacionais do Projecto Pontes.

PROJECTO BOSQUES

Laboratório de Investigação cientifica integrado nos projectos Pontes e Campus que desenvolve o conceito de Silvicultura próxima da Natureza, em colaboração com a UTAD e outras instituições internacionais como a FERN – Making the EU work for People & Forest (EU FORESTS OF HOPE Portugal -From forest to desert and back again!) e a CLARA – Climate Land Ambition and Rights Alliance.

CINEMA JUVENTUDE

Educação e Formação